Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

sábado, 26 de novembro de 2011

A promessa da terra - Hiram Hutto


Pré-milenarismo (1º de uma série de artigos)
A promessa da terra

Uma das doutrinas mais populares e mais difundidas no mundo religioso hoje é chamada de Pré-milenarismo ou, às vezes, de Dispensacionalismo. Sua popularidade pode ser vista num livro recente que lida com uma fase da doutrina. Na sobrecapa desse livro diz que 40.000.000 de cópias foram vendidas. Embora há muitos lados para a doutrina, basicamente ela alega que entre a segunda vinda de Cristo e o fim do mundo haverá um reino literal de Cristo por 1.000 anos na terra em Jerusalém. Já que aquele período não ocorreu ainda, estamos vivendo no tempo antes de ocorrer, conseqüentemente pré-milenar. A palavra milenar vem do latim e significa um mil, assim a idéia de pré-milenarismo. Envolvido nisso é a idéia que Deus prometeu a Abraão, e principalmente aos seus descendentes (os judeus), a terra de Canaã (Palestina). Também alega que essa promessa nunca foi cumprida por inteiro e que será cumprida no futuro.

Vamos considerar as promessas a Abraão. Basicamente há três: u Terra, v Uma nação de descendentes numerosos, w Promessa espiritual ou de descendência. A promessa da terra está em Gênesis 12. Esse capítulo conta do chamado de Deus para Abraão deixar seu país e parentes e ir a uma terra que Deus lhe mostraria. Em obediência a este, Abraão foi à terra de Canaã (12:5). Aqui Deus disse a Abraão, “Darei à tua descendência esta terra” (12:7). Depois a promessa estendeu-se em Gênesis 15:18-21 onde Deus disse a Abraão “À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates”. A segunda parte da promessa, descendentes numerosos, é encontrada no 13:16 onde Deus disse a Abraão, “Farei a tua descendência como o pó da terra” e “como as estrelas dos céus” (15:5). A promessa de descendência “espiritual” encontra-se no 22:18, “nela [na sua descendência] serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz”. Estas promessas são muito importantes. Na verdade, o resto da Bíblia se desenvolve nelas; o Velho Testamento nas primeiras duas e o Novo Testamento na terceira.

Alegam que estas promessas nunca foram cumpridas, mas isso é uma alegação falsa. O cumprimento da promessa de terra pode ser visto quando os israelitas entraram na terra de Canaã após o êxodo de Egito e quarenta anos no deserto. Em Josué 1:4-6 Deus assegurou aos israelitas que ele daria a eles “a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais”. Após sua entrada na terra, a Bíblia diz, “Desta maneira, deu o SENHOR a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela. O SENHOR lhes deu repouso em redor, segundo tudo quanto jurara a seus pais; nenhum de todos os seus inimigos resistiu diante deles; a todos eles o SENHOR lhes entregou nas mãos. Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Josué 21:43-45).

Além disso, pode ser visto que depois a “promessa estendida de terra” de Gênesis 15:18-21 se cumpriu nos dias de Salomão. 1 Reis 4:21 diz: “Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o Eufrates até à terra dos filisteus e até à fronteira do Egito; os quais pagavam tributo e serviram a Salomão todos os dias da sua vida”. Veja também o versículo 24.

Depois em Neemias 9:7-37 há uma história breve e resumida do procedimento de Deus com Israel. Nos versículos 7-8 achamos a seguinte afirmação, “Tu és o SENHOR, o Deus que elegeste Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão. Achaste o seu coração fiel perante ti e com ele fizeste aliança, para dares à sua descendência a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos jebuseus e dos girgaseus; e cumpriste as tuas promessas, porquanto és justo”.

Para pessoas que acreditam na Bíblia, não pode haver dúvidas. Deus cumpriu a promessa da terra que fez a Abraão e a seus descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...