Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Projeto Linguarudos

Professor desvenda os mistérios da Nova Ortografia

Idéia ou ideia? O ano de 2011 é o último no qual as duas formas são consideradas corretas. A partir do ano que vem, todos deverão escrever segundo o Novo Acordo Ortográfico, que traz novas regras de acentuação, extingue o uso do trema nas palavras portuguesas e sistematiza a utilização do hífen. As mudanças atingem cerca de 0,5% de nossas palavras e já causam confusão entre os brasileiros. Para esclarecer e treinar vestibulandos, alunos do ensino médio, jornalistas, professores e o brasileiro em geral, o professor de língua portuguesa José Jorge Paulo Neto lançou o Workshop “Novo Acordo Ortográfico sem Crise”. Neto, que é coordenador do Projeto Pedagógico Linguarudos e professor do Colégio Anglo/Campinas - COC, traz aos participantes do Workshop a prática das novas regras ortográficas de um jeito lúdico, envolvente e simples. A primeira edição do encontro aconteceu no dia 12 de maio de 2011, na Unidade Barão Geraldo do colégio Anglo Campinas - COC, em Campinas.
A apresentação contou com coreografias, música popular brasileira e filmes. “São mudanças que chegaram com o intuito de unificar os países de língua portuguesa e tratam de temas que muitas vezes simplificam a nossa escrita”, afirmou o Professor Neto. “Apresentá-los de um jeito divertido e de fácil memorização é a minha tarefa como professor e amante da língua portuguesa. O objetivo é realmente fazer o participante sair do workshop conseguindo se manter nas novas regras da ortografia brasileira. Vamos, literalmente, incorporar a nova regra com muita música”.

A Nova Ortografia
Existente desde 1990, o Novo Acordo Ortográfico passou a fazer parte da língua portuguesa adotada no Brasil em 2009, depois da ratificação da maioria dos países da CPLP(Comunidade de Países da Língua Portuguesa), em 2008. Entre 2010 e 2012 os brasileiros contam com um período de adaptação, sendo que em 2012 as regras passam a ser obrigatórias inclusive nos vestibulares e concursos públicos. Unificar a acentuação da maioria das palavras e tornar mais fácil a utilização do hífen foram alguns dos principais objetivos da nova norma.

O Professor
José Jorge Paulo Neto é professor do Colégio Anglo/Campinas – COC há mais de 10 anos e tem como marca registrada a busca pelo ensino criativo e diferenciado. Lecionou também na Universidade Aberta da Terceira Idade, de Mojiguaçu, sempre tendo como aliadas ferramentas lúdicas de ensino, como músicas, poemas e filmes.                
O professor Neto acredita que o aprendizado de fato acontece quando o aluno se interessa verdadeiramente pelo tema e vê na aula um atrativo, um meio divertido de absorver conhecimento. O professor é coordenador do Projeto Linguarudos, uma iniciativa pedagógica que visa ao aprendizado da língua portuguesa de forma lúdica e criativa, por meio de ferramentas multimídias levadas ao dia a dia da sala de aula e também apresentadas ao público em geral, por meio de vídeos, músicas e livros produzidos no próprio Projeto.
 http://www.projetolinguarudos.com.br
 Prof. José Jorge Paulo Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...